quarta-feira, 30 de março de 2016

Quintino Maluco fugiu da Casa Amarela

Conhecido como “o terror dos estendais”, roubava cuecas fio dental para fazer fisgas. Estava internado em Barcelos, mas fugiu vestido de médico. A freguesia está em pânico, com medo que ele regresse.

Antes desta fuga da Casa Amarela, já tinha tentado cavar um túnel mas enganou-se e foi ter ao refeitório

São Firmino está em estado de alerta geral, depois de se saber que, na passada terça-feira, o perigoso Quintino Maluco fugiu da Casa Amarela, em Barcelos, onde estava internado há três anos.

Segundo se consta, fugiu do estabelecimento psiquiátrico disfarçado de médico. Inicialmente, o porteiro ainda o impediu de sair, mas o Quintino ofereceu-se para lhe passar uma receita de Viagra e Reumon Gel, convencendo assim o porteiro a deixá-lo ir embora.

“Quer dizer, já não é a primeira vez que tenta fugir. Há ano e meio cavou um túnel na cela dele só que, enganou-se no caminho, e foi dar ao refeitório onde passou a noite. Foi à despensa e comeu dois pudins inteiros, um rolo de mortadela com azeitona e uma bola de queijo limiano com a casca e tudo… coitado, come sem a licença de Deus”, lembrou a mãe.

Em São Firmino, a população está em pânico, com receio de que o Quintino volte à terra natal para semear o terror, como fazia nos seus tempos áureos.

“Ai eu tenho tanto medo que ninguém imagina. O meu marido está emigrado em Angola e eu, para não dormir sozinha, olhe, fui chamar um moço de Barrosas, que conheci no Parque Clube, e que faz o favor de passar a noite comigo”, disse à nossa reportagem a Sónia do Vieira Marreco, também conhecida como Sónia Badalhoca.

Recorde-se que o Quintino ficou famoso por assaltar os estendais da aldeia, de onde levava tudo o que fossem cuecas de fio dental. Com elas fabricava fisgas para ir aos melros, até ao dia em que falhou a pontaria e acertou no Bino da Tia Lela, que andava em cima de uma ramada e ficou zarolho.

Fora da freguesia, a sua façanha mais conhecida aconteceu em 2004 quando, em pleno mês de Agosto, durante as Festas da Vila, atravessou a rua principal de Vizela todo nu, em cima da motorizada do cunhado.

Foi perseguido por uma patrulha da GNR até Vilarinho, onde foi intercetado e lhe foi passada uma multa por conduzir a mota sem capacete.

Agora as autoridades reforçaram a vigilância junto à estação da CP, pois tudo aponta para que ele volte para casa pela via-férrea. Segundo o relatório médico, ultimamente o Quintinho estava convencido de que era um comboio e há quem jure a pés juntos que ele foi visto na quinta-feira, na estação da Trofa, com duas pessoas às costas e uma tabuleta na testa a dizer “Destino: Porto São Bento”.


© Paulo Jorge Dias, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário